Fechar Menu
Upherb logo

Pesquisa

Manejo Químico

DICLOSULAM

Eng. -Agr. Dr. Mauro Antônio Rizzardi Professor da Universidade de Passo Fundo, RSEng. -Agr. Dr. Mauro Antônio Rizzardi Professor da Universidade de Passo Fundo, RS

O DICLOSULAM N-(2,6-dichlorophenyl)-5-ethoxy-7-fluoro[1,2,4]triazolo[1,5c] pyrimidine-2-sulfonamide é ingrediente ativo que compõe o herbicida Spider ® , disponível para uso na modalidade de pré-emergência na cultura da Soja. As principais caraterísticas podem se visualizadas no Quadro 1.


Quadro 1 – Estrutura molecular e propriedades físico-químicas do diclosulam.

Uso herbicida

O herbicida Spider ® é composto 840 g/kg de diclosulam. Um herbicida seletivo, aplicado no solo, recomendado para o controle pré-emergente das plantas daninhas e na semeadura da soja.

Quadro 2 – Plantas daninhas controladas pelo diclosulam


Diclosulam é classificado no Grupo 2 (WSSA) e no Grupo B (HRAC). Herbicida das sulfonanilidas (triazolopirimidinas), como diclosulam, inibem a enzima acetolactato sintase (ALS). Essa enzima é chave na biossíntese de aminoácidos de cadeia longa leucina; isoleucina e valina (Figura 1).


Figura 1 – Inibição da rota de síntese dos aminoácidos valina, leucina e isoleucina pelo herbicida dclosulam.

Após a aplicação de diclosulam ao solo, as plantas sensíveis não emergem ou se emergirem morrem logo em seguida. Caso ocorra emergência das plantas os sintomas são observados nos cotilédones. Essas plantas continuam a absorver o herbicida, que será distribuído para toda a parte aérea. A sua movimentação na planta ocorre pelo floema e xilema.

Os principais locais de absorção do herbicida são as raízes, parte aérea emergente e sementes em início de germinação.

O metabolismo nas plantas tolerantes, como a soja, está associado a limitada translocação do diclosulam nessas espécies e permitindo, por consequência, a rápida metabolização em formas inativas.

O conteúdo de água no solo e os teores de matéria orgânica exercem grande influência na adsorção do herbicida ao solo. Quando livre na solução do solo sua degradação é microbiana.

Bibliografia consultada
Weed Science Society of America. Herbicide Handbook. WSSA (Lawrence). Edição 10, 2014. 513p.
 

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.