Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

Erva-Quente

(Spermacoce latifolia) – Código BOILF

Espécie da família Rubiaceae, provavelmente nativa do Brasil, que ocorre em maior intensidade nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Muito comum em lavouras anuais de verão, como a soja. 
O seu ciclo é anual, contudo é mais longo do que as culturas anuais de verão, pelo que interfere na colheita. Em regiões tropicais pode se comportar como planta perene.

Planta herbácea e ereta que pode chegar a 50cm de altura. A partir da base da planta formam-se diversos caules que se ramificam de modo irregular e que atingem 40cm de comprimento. O caule é verde, mas frequentemente se desenvolve uma pigmentação violácea.

Na fase de plântula, o caule se desenvolve de modo que os diversos pares de folhas se apresentam aproximados. A partir das axilas das folhas desenvolvem-se os ramos, sendo a ramificação de uma planta mais intensa a partir de sua base. As folhas de coloração verde-escura ocorrem em pares, de forma oposta, sendo que os pares se cruzam alternadamente. As flores pequenas, terâmeras são de coloração branca ou azulada.
    
Texto adaptado de Kissmann, K. G. & Groth, D., 2000; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi


 

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco