Upherb logo

Pesquisa

Biblioteca

Espécies daninhas do gênero Amaranthus importância e controle

Fatores ambientais como luz e temperatura influenciam diretamente a germinação das sementes, por isso a cobertura do solo é uma estratégia de manejo importante para reduzir o estabelecimento das plantas.

Caruru é o nome comum de um importante grupo de plantas daninhas pertencentes ao gênero Amaran thus . Mais de 60 espécies deste gênero ocorrem no mundo, das quais em torno de 20 t ê m importância como planta daninha , sendo destas 10 com relatos de ocorrência no Brasil (K ISSMANN e G ROTH , 1999). As espécies mais citadas no Brasil são Amaranthus deflexus, A. hybridus var. paniculatus , A. hybridus var. patulus, A. lividus, A. quitensis, A. retroflexus, A. spinorus , viridis KISSMANN e GROTH , 1999; LORENZI , 2000).

Estudos recentes comprovaram a ocorrência da espécie exótica de caruru , Amaranthus palmeri , na Argentina e no Brasil. O A. palmeri é nativo da América do Norte, concentrando se originalmente no norte do México e no sudoeste dos EUA (USDA, 2016). Na Argentina, o A. palmeri ocorre em parte das províncias de Córdoba, San Luis e La Pampa (M ORICHETTI et al. al., 2013) e na s província s de Tucumán e Salta no noroeste Argentino (V ILLAGRÁN et al., 2014). No Brasil, o primeiro registro de A palme r i foi e m 2015 no estado do Mato Grosso ( ANDRADE J R. et a l., 2015).

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco