Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

MACELA-BRANCA

(Gnaphalium spicatum) – Código GNASP

A plântula apresenta hipocótilo e epicótilo imperceptíveis, de modo que as folhas cotiledonares e primeiras folhas verdadeiras saem da região do colo. Folhas cotiledonares subsésseis, com limbo ovalado e base atenuada, verde-claras e praticamente glabras, de persistência muito clara. Folhas verdadeiras com limbo flácido, de formato elíptico com base longamente atenuada e ápice arredondado ou apiculado, com nervura mediana perceptível; coloração verde-clara; delicados pelos prateados em ambas as faces e nas margens, sendo a pilosidade mais intensa e os pelos pouco mais longos na parte atenuada do limbo. A partir de 4-5 folhas o caule começa a se desenvolver, com o que as folhas se distanciam entre si.

Planta herbácea, ereta, com 15-40cm de altura no florescimento. Podem ocorrer um ou mais caules a partir da base da planta. Na porção inferior os entrenós são muito curtos, de modo que as bases das folhas se sobrepõem imediatamente. Depois o caule fica cilíndrico, com 2-3mm, verde-claro e recoberto por um feltro de finos pelos brancos. Em geral o caule é simples. A raiz principal é pivotante, fina e relativamente curta.

Na base da planta ocorre uma roseta de folhas e ao longo do caule ocorrem folhas alternadas, sésseis. Limbo membranáceo de formato lanceolado, à vezes pouco assimétrico, de base longamente atenuada, ápice arredondado ou brevemente agudo, margens inteiras, levemente irregulares.

A inflorescência ocorre na parte terminal do caule, bem como em curtos ramos a partir da axila das folhas superiores, onde ocorrem aglomerados de capítulos sésseis, formando espigas com 1-2cm de diâmetro. As flores são praticamente sésseis, de formato piriforme. Nos capítulos ocorrem diversos flósculos periféricos femininos, de corolas filiformes brancas e 2-4 flósculos centrais hermafroditos.

As unidades de dispersão são aquênios livres ou com papilho piloso, facilmente disseminado pelo vento.

Texto adaptado de Kissmann, K. G. e Groth, D, 1999; Fotos: Mauro Antônio Rizzardi

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco