Fechar Menu
Upherb logo

Pesquisa

Biblioteca

Novo caso de resistência de planta daninha ao glifosato no Brasil: picão-preto (Bidens subalternans)

Considerada uma das maiores famílias botânicas entre as angiospermas, as Asteraceaes são compostas por mais de 1600 gêneros e cerca de 24000 espécies, com distribuição cosmopolita, desde as regiões temperadas, até os semiáridos dos trópicos e subtrópicos (Funk et al., 2009).

No Brasil, ocorrem sete gêneros desta famí- lia, com destaque para o gênero Bidens, com 19 espécies (Roque et al., 2017).

As duas principais espécies de Bidens presentes no Brasil são B. pilosa e B. subalternans, ambas denominadas de picão-preto, com ciclo anual, herbáceas, com reprodução por sementes, sendo importantes espécies infestantes das principais regiões agrícolas do país. Por serem muito semelhantes e geralmente estarem presentes concomitantemente em áreas de cultivo, os produtores não fazem a diferenciação das espécies, denominando toda a população como picão-preto.

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.