Upherb logo

Pesquisa

Plantas Daninhas

Picão-Preto

(Bidens pilosa) Código BIDPI (Bidens sulbalternans) Código BIDSU

Espécie da família Asteraceae, semelhante à espécie Bidens pilosa.  Membros dessa família são amplamente disseminados  nas áreas agrícolas, do Sul ao Norte do Brasil. 

Planta herbácea, ereta, com porte variável, de 20 a 150 cm. Seu caule é ereto de seção quadrangular, liso ou levemente piloso. A ramificação é dicotômica na parte inferior, passando a alternada na parte superior, o que deu origem ao nome “subalternans”.

As folhas são opostas na parte inferior e alternadas na superior. Em B. subalternans os folíolos são ovalados ou elípticos. Nas plântulas de Bidens subalternans, o segundo par de folhas verdadeiras é semelhante ao primeiro, enquanto  em Bidens pilosa o segundo par é distinto do primeiro no seu lobo frontal.
Seus capítulos florais são formados por botões de coloração amarela. Suas unidades de dispersão são aquênios, os quais possuem, em sua maioria, 4 aristas lineares em sua  extremidade.  

Uma única planta de picão-preto  produz acima de 3000 aquênios. Esta elevada capacidade de produção associada à capacidade de completar o ciclo em curto espaço de tempo faz com que possua uma rápida disseminação. 

Texto adaptado de Kissmann, K.G. & Groth, D. 1999;Fotos : Mauro Antônio Rizzardi

 

Galeria de fotos

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco