Upherb logo

Pesquisa

Biblioteca

Princípios do Controle de Plantas Daninhas

A expressão “erva daninha”, embora seja de uso universal, constitui-se num termo incorreto, utilizado pelos antigos agricultores que a terminologia científica não deveria manter.

Botanicamente não existe planta daninha ou planta útil, apenas plantas. As plantas podem ser daninhas no sentido agronômico, ou ainda; segundo o ponto de vista do agricultor, dependendo das condições de espaço e de tempo em que ocorrem. São, portanto, plantas que interferem com o uso dos recursos da terra e da água, ou que prejudicam a prosperidade humana, ou ainda que interfiram no bem-estar do homem.

Ao serem analisados os conceitos apresentados, pode-se constatar que estes estão baseados na indesejabilidade destas plantas ao homem, pois elas se desenvolvem onde desejamos outra ou nenhuma espécie. Conseqüentemente, qualquer espécie vegetal pode tornar-se daninha.

Em verdade, muitas das espécies que atualmente são consideradas daninhas, podem ter sido utilizadas no passado como alimento ou fibra pelos habitantes primitivos, assim como muitas espécies daninhas atuais poderão ser exploradas economicamente no futuro.

 

Autor: Fleck, N.G.

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco