Upherb logo

Pesquisa

Biblioteca

Seletividade de Herbicidas Pré-Emergentes em Soja

Herbicidas pré-emergentes são ferramentas importantes na redução da densidade de plantas daninhas nas fases iniciais do desenvolvimento da cultura, contribuindo de forma decisiva e positiva na eficiência dos herbicidas aplicados em pós-emergência.

Casos crescentes de resistência a herbicidas pós-emergentes (glifosato, inibidores da ALS e da ACCase) e a presença cada vez maior de espécies poáceas nas lavouras, reforçam a importância dos herbicidas pré-emergentes como complementos no controle. Um dos entraves ao uso de herbicidas pré-emergentes é o possível dano às plantas de soja nas fases iniciais de crescimento. Isso tem restringido seu uso pelo receio de acarretar perdas na produção.

O dano à cultura depende de fatores como dose e características do herbicida, textura e teor de matéria orgânica do solo, quantidade de palha sobre o solo e quantidade de chuva após a aplicação (Oliveira Jr e Inoue, 2011; Oliveira e Brighenti, 2011, Matos et al., 2016). Objetivou-se com este estudo avaliar a seletividade de herbicidas] pré-emergentes, através da quantificação da produtividade
de grãos de soja.

CONTATO

Entre em contato conosco

O UP-Herb – Academia das plantas daninhas disponibilizará:

  • Palestras técnicas presenciais ou online
  • Webinars
  • Cursos de curta duração
  • Treinamentos e consultoria in loco